quinta-feira, 30 de agosto de 2012

16.5 - 5º Dia: R.Branco/P.Maldonado

5º Dia: Rio Branco - AC à Puerto Mandonado - Província de Madre de Dios - Peru
Kms do dia: -->    561
Kms acum: -->  3.952


Principais cidades deste trecho:
·         Rio Branco – AC à Capixaba – AC à Epitaciolândia - AC - BR's --> AC 040 e BR 317  --> 217 kms.





à Entrada no Estado do Acre, ótimas estradas à surpreendentemente, ótimas e belas fazendas às margens da estrada!
à Ainda na BR317  adentramos na estrada do Pacìfico com inicio a 322km da fronteira com o Peru.
Rodovias do Acre

GEOGLIFOS DO ACRE, depois do desmatamento aparecem esses geoglífos na superfície da Amazônia, eles ainda estão sendo estudados, são de civilizações antigas ...


CASTANHEIRA MORTA=MÃE DE TODAS AS ARVORES

Senador Guiomar - AC
Mais geóglifos de civilizações antigas que estão sendo estudadas

Mais rodovias do Acre - Depois de Senador Guiomar e antes de Epitaciolândia AC
Castanheira solitária - Acre - margens da BR 317
Mais castanheiras!...
Cidade de Capixaba - AC - rumo à Assis Brasil - AC - (fronteira)

Estrada para Brasiléia, depois de Capixaba - AC
Ruinas de uma capela - margens da BR 317 - próximo a Capixaba - AC
Fazenda de gado margens da BR 317 próximo a Xapuri - AC
A imagem fala por si só!...

Epitaciolândia e Brasiléia são cidades acreanas vizinhas e fazem FRONTEIRA com Cobija - Bolívia
Brasiléia AC tomada pelas enchentes do Rio ACRE - Divisa com Bolívia


·         De Epitaciolândia - AC - Brasiléia - AC até Assis Brasil – AC Inapari - Peru até Puerto Maldonado - Peru  à BR 317  Ruta 30C- 344 kms

·         Imagens do Percurso:


à Alfândega – Assis Brasil – AC, bem próximo à ponte internacional. Aqui também como em Foz do Iguaçu – PR, tem uma “Tríplice Fronteira” – Brasil, Bolívia e Peru.
Saíndo de Brasiléia para Assis Brasil - Acre - Estrada do Pacífico

Pousada Kumarurana - na saída de Brasiléia (+ ou - 8 kms)

Estrada do Pacífico - BR 317 - entre Brasiléia e Assis Brasil - AC - Haja boi!...

O grupo em frente à Casa de Chico Mendes - Xapuri - AC

Ponte de La integración - Brasil-Peru

à Meio de transporte muito comum no Peru e em outros países da América Central e América do Sul à em Puerto Maldonado o apelidaram de Tuc-Tuc.

 à Assis Brasil – AC, ao fundo se vê a ponte da Divisa – Brasil à Perú. – Esta é a recém inaugurada Estrada do Pacífico para nós brasileiros e Carretera Del Pacífico para los hermanos Del Peru.

Obs.: Segundo Emily Scheffer em seu site:


"Chegamos na fronteira por volta das 12h30min, almoçamos em Assis Brasil na “Churrascaria do Neto” – custo x benefício nota 10!-, e logo fomos na aduana para os trâmites de ingresso no Peru na cidadezinha de Iñapari."
Tríplice fronteira - Brasil, Bolívia e Peru
Iñapari - Peru - cidade onde daremos entrada no Peru.
Iñapari - Peru - Aduana (importação das motos) e Migração
Cabana nas margens da Rodovia Interoceânica, perto de Ibéria

Lluvia en IBERIA


à Ibéria à Municipalidad de Madre de Dios – Peru àna Selva Amazônica Peruana.
·         Obs: Com a moto em movimento até suporta bem o calor, mas quando para, a umidade da floresta combinada com o calor do sol provoca uma sensação de calor maior do que realmente está marcando nos termômetros.
à Combustível nesta região do Peru é artigo de luxo, difícil encontrar uma Plazza de Servicios ou grifo (posto de gasolina) decente.
Ruta 30 C - rasgando a selva amazônica peruana - entre Ibéria e Puerto Maldonado Peru
Rio Madre de Dios Peru - Chegando em Puerto Maldonado Peru


A respeito do trecho entre Iñapari/PE a Puerto Maldonado/PE

·         Atenção: Não precisamos ficar em Cuzco, podemos passar só para conhecer, hotéis, restaurantes e bares são muito caros, podemos nos hospedar em Ollantaytambo, onde se pega o Trem para Machu Pichu. Ollantaytambo é tão rica em história quanto Cuzco.

Informações Importantes sobre este trecho da viagem:
·         Sair cedo, tomar café da manhã e estrada... não podemos nestes primeiros preparativos para sair do país ficar com muita enrrolação.
·         no sentido de Brasiléia, depois Assis Brasil. O trecho está bem variado. Há pista boa, mas há muito buraco também, além de vários animais na pista, incluindo os mortos por atropelamento, e este é um cuidado que se deverá tomar por todo o trajeto pois eles aparecem do nada na frente da moto, portanto muito perigosos.
·         Já na entrada da cidade de Assis Brasil, abasteça. Posto de combustível simples, mas aceita cartões de crédito (informação muito útil nesse tipo de viagem); a gasolina parece boa, até ai não há problemas com desabastecimetos nem com a qualidade da gasolina.
·         Depois do abastecimento há a aduana brasileira onde faz-se os trâmites de saída do país, fácil e rápido. (segundo os muchileiros também).
·         Daí,aproveitar para  almoçar a última comida brasileira e partir para Iñapari/PE para a imigração e aduana das motos.
·         Embora simples, o processo é demorado e sem qualquer infra-estrutura para acolher o viajante que entra no país. Isto parece praxe nas aduanas pelo mundo: tratar o viajante como se fosse um favor, não observando a quantidade de dinheiro que deixa nos países de destino.
·         Muito calor embaixo de um telhado de zinco, faz-se a papelada: primeiro a imigração (ficha de entrada e carimbo no passaporte), depois a entrada das motos (cópias da carteira de habilitação, passaporte, documento da moto (no seu nome) e cópia da ficha de imigração...
·         Liberados, prosseguimos para Puerto Maldonado. A estrada está um pouco melhor que no Brasil (informação do dia 21/03/2012) e a selva peruana bem mais vistosa. Há muitos vilarejos ao longo do trecho sempre com quebra-molas nas entradas e saídas. Os animais na pista continuam inclusive na entrada da cidade. Neste trecho, apenas uma barreira policial, mas normalmente são prestativos e agradáveis, inclusive pedindo para serem fotografados com o grupo.
·         A chegada a Puerto Maldonado se dá por uma bela ponte metálica novinha em folha. Se for ficar por ai, é melhor ir procurando hospedagens.
·         Se os mapas estiverem atualizados é comum encontrar um hotel pelos POI's do GPS.
·         A cidade de Puerto Maldonado é tumultuada e não muito bonita. O trânsito de Tuc-Tuc's (aqueles taxis que se vê em filmes nesta região à que são motos adaptadas para triciclos e com cobertura para o passageiro por causa da grande precipitação pluvial nesta região) é intenso e é o meio de transporte público deles. Além de pessoas, transportam de aparelhos de ginástica a cargas de frutas... um expetáculo!
·         Cobram-se 2 Soles (moeda local) por passageiro e a experiência é fantástica!.

Um comentário:

  1. Em Assis Brasil e Amarillo no Texas tem algo em comum e simples, mas "inadmissível" por conta de preconceitos humanos em relação a regiões do mundo. São algumas ruas pavimentadas em briquetes pré-fabricados em cor vermelha. É o lado alegre da engenharia de pavimentação urbana. Tanto os americanos quanto os brasileiros são alegres e assim reforçam uma lógica que arrebenta com os pobres preconceituosos: o céu de Assis Brasil é igualzinho ao céu de Amarillo...:)

    ResponderExcluir